Ajuda
Logo Prosas

Banco de Incentivados da Prosas - BIP

O maior banco de projetos incentivados do Brasil


Sobre o BIP

O Banco de Incentivados da Prosas (BIP) nasceu para dar visibilidade e facilitar o patrocínio de iniciativas sociais, culturais, esportivas e ambientais. A inscrição e participação de projetos no BIP é totalmente gratuita, inclusive em casos de patrocínio efetivado.

Sobre o BIP
Cadastro de Projetos no BIP

Cadastrar Meu Projeto

Proponentes com projetos aprovados nas leis de incentivo podem se cadastrar gratuitamente no BIP.


Escolha abaixo o mecanismo correspondente ao seu projeto:

Ajuda

Quer patrocinar e não achou o que procurava?

A Prosas te ajuda a escolher os melhores projetos para sua estratégia de investimento social.

FAQ

O que é o Banco de Incentivados da Prosas – BIP?

O BIP é uma vitrine digital de projetos aprovados em leis de incentivo federais, estaduais ou municipais. Reúne iniciativas sociais, culturais, esportivas e ambientais aptas à captação de recursos para facilitar a conexão com investidores sociais.

Quais são os projetos que aparecem no BIP?

O BIP inclui automaticamente, todos os projetos aprovados nas Leis Federais de Incentivo à Cultura, Esporte e Reciclagem. Adicionalmente, permite que qualquer proponente que tenha os projetos aprovados nessas leis cadastre informações adicionais, para aumentar sua visibilidade. Além desses, podem se cadastrar também proponentes com projetos aprovados nas Leis estaduais e municipais de incentivo à cultura, Leis estaduais ou municipais de Incentivo ao Esporte, nos Fundos da Infância e Adolescência e Fundos da Pessoa Idosa.

Não é um edital, certo? Como funciona então?

O BIP não é um edital. É uma plataforma contínua de visibilidade que reúne tanto informações extraídas das bases públicas dos Ministérios da Cultura, Esporte e Meio Ambiente, mas também informações cadastradas pelos próprios proponentes por meio de formulário específico. Assim, os projetos podem ser consultados por patrocinadores a qualquer momento, sem a necessidade de lançamento de um edital de seleção.

Quais são os requisitos para cadastrar um projeto?

Para entrar no BIP, um projeto precisa estar aprovado e apto à captação por algum mecanismo de incentivo fiscal federal, estadual ou municipal. Você verá que todos os projetos aprovados nas Leis Federais de Cultura, Esporte e Reciclagem já constam no Banco, mas os proponentes podem inserir informações adicionais nos projetos. Já os projetos de Leis Estaduais e Municipais, bem como aqueles aprovados nos Fundos da Infância e Adolescência ou da Pessoa Idosa, precisam ser cadastrados pelo próprio proponente em um formulário específico. Mas é necessário que o proponente tenha a cópia do diário oficial que comprova a aprovação do projeto e habilita a captação de recursos.

Há custo para inscrição ou patrocínio via BIP?

Não. Todo o processo é totalmente gratuito para quem está buscando recursos. E mesmo se uma empresa decidir patrocinar um projeto que encontrou pelo BIP, a Prosas não cobra nenhuma taxa dos proponentes.